No algoritmo é preciso representar a troca de informações que ocorrerá entre o mundo da máquina e o nosso mundo, para isso, devemos utilizar comandos de entrada e saída, sendo que, a nível de algoritmo esses comandos representam apenas a entrada e a saída da informação, independe do dispositivo utilizado (teclado, discos, impressora, monitor,...), mas, sabemos que nas linguagens de programação essa independência não existe, ou seja, nas linguagens de programação temos comandos específicos para cada tipo de unidade de Entrada/Saída.
Comando de Entrada de Dados
Leia(variável_1, variável_2,...)
Comando de Saída de Dados
Imprima(expressão_1, expressão_2,...)
COMANDOS DE CONTROLE DE FLUXO:
Para representar a solução de um problema devemos escrever o conjunto de passos a serem seguidos, sendo que, a maioria dos problemas exigem uma dinâmica na sua solução, impondo assim que os algoritmos executem conjunto de instruções de acordo com as possíveis situações encontradas no problema original.
E de acordo com a Programação Estruturada os mecanismos utilizados para esse controle são: Sequência, Seleção e Repetição.SEQUÊNCIA: usada para executar comandos passo a passo, sabendo que todos eles serão executados na ordem de escrita, sem nenhum desvio. Uma sequência pode possuir um ou vários comandos, os quais devem ser delimitados pelos identificadores Início e Fim.
Inicio
Comando_1
...
Comando_n
Fim
SELEÇÃO: usada para tomar decisões, ou seja desviar a execução do algoritmo de acordo com uma condição, podendo ser simples ou composta.
REPETIÇÃO: Serve para efetuar um conjunto de ações repetidas vezes. Existem três tipos básicos de repetições, sendo elas.