terça-feira, 7 de junho de 2022

Ciclos de vida, planejamento e metodologias de projetos



O Project Life Cycle
, no português chamado de Ciclo de Vida de um Projeto, consiste nas etapas que um determinado projeto deve passar, desde os seus passos iniciais até a sua finalização. A divisão do projeto em uma estrutura formada por fases que se complementam é importante porque agiliza o processo de gerenciamento.

O ciclo de vida de um projeto, em geral, é composto por quatro etapas.

·         Iniciação: marcada pela reunião de elementos necessários para começar o projeto, incluindo informações de mercado.

·         Planejamento: é nesta fase que é estabelecido um cronograma de ações para o projeto.

·         Execução e monitoramento: o projeto é colocado em prática e seu andamento é monitorado, sofrendo intervenções sempre que necessário.

·         Conclusão: análise de como o projeto foi executado, erros e acertos.

Segundo o PMBOK ─ Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, do Project Management Institute (PMI) ─, um projeto é constituído não só do planejamento, mas de cinco fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

A relação sequencial acontece quando as fases do projeto são dependentes entre si. Ou seja, só é possível iniciar uma nova fase após conclusão da fase anterior. ... Normalmente esse é o tipo de relação mais comum em projetos, apesar de também existir a relação sobreposta.


Planejamento de Projeto

O processo do planejamento requer que o gerente de projeto desenvolva o plano de projeto e seus planos complementares. A fase do planejamento definirá mais precisamente o escopo, o custo e o prazo do projeto, estabelecerá a organização do trabalho e fornecerá uma estrutura para revisão e controle do projeto.

Como fazer um planejamento de projeto em 7 passos

1 – Defina seus objetivos. ...

2 – Crie o escopo do projeto. ...

3 – Faça uma EAP. ...

4 – Identifique os riscos. ...

5 – Gerencie os recursos. ...

6 – Monte um orçamento. ...

7 – Elabore o cronograma. ...

Adote uma metodologia de projetos.

 

Planejamento Estratégico

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

1 – Missão, Visão e Valores. ...

2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...

3 – Definição de metas e objetivos. ...

4 – Definição do plano de ação. ...

5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

 

Ciclo de Vida de um Produto

De acordo com o modelo de ciclo de vida do produto (CVP) as quatro etapas para descrever a trajetória de um produto ou marca são: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

 

 

Planejamento Operacional 3 Etapas

A fase de planejamento é quando os planos do projeto são documentados, os resultados e requisitos do projeto são definidos e o cronograma do projeto é criado. Isso envolve a criação de um conjunto de planos para ajudar a orientar sua equipe através das fases de implementação e encerramento do projeto.

Planejamento Estratégico.

Planejamento Tático.

Planejamento Operacional.

 

 

 

Principais metodologias de gestão de projetos

Metodologias que podem ser aplicadas aos mais variados cenários e objetivos.

1. Waterfall

Também conhecida como “cascata”, se caracteriza pelo estabelecimento de uma sequência lógica de ações.

Uma tarefa só pode ser iniciada após a anterior ser concluída.

2. Caminho Crítico

Estabelece ações principais em uma espécie de hierarquização de prioridades.

Juntas, elas formam um caminho que precisa ser respeitado, sem dar um novo passo até completar o anterior.

3. Scrum

Foca na realização de pequenas metas, denominadas sprints – e não no resultado final.

Ao final de cada sprint, deve ser realizada uma análise sobre os resultados

4. PRINCE 2

Do inglês Projects in Controlled Environments, ou Projetos em Ambientes Controlados, é uma metodologia britânica bastante flexível.

Compreende as etapas de idealização, viabilidade, desenvolvimento, revisão e monitoramento do projeto.

5. Gestão da qualidade

Utiliza como base a norma ISO 10006:1997, estabelecendo uma série de diretrizes para garantir a padronização das ações.

6. IPMA

A International Project Management Association (IPMA), na verdade, é uma organização que estabelece práticas de gestão de projetos no mundo todo.

Adota o modelo que batizou de Olho das Competências, estabelecendo uma divisão entre aquelas de ordem técnica, comportamentais e contextuais, além de outras subdivisões.

7. Kanban

Método desenvolvido no Japão, é uma ferramenta mais visual, que trabalha com um sistema de pistas que revelam as expectativas de cada tarefa no que diz respeito a prazos, quantidade e qualidade.

8. Agile

Cria ciclos ou fases menores para o desenvolvimento do projeto, com o objetivo de realizar ajustes com o mínimo de repercussões no seu andamento, conforme avaliações são recebidas.

9. PERT

O método Project Evaluation Review Technique (Técnica de Revisão de Avaliação de Projetos) tem como característica principal o foco no tempo exigido para realizar uma determinada tarefa.

Considera que esse é um fator decisivo devido ao seus impactos no orçamento do projeto.

10. PMBOK

Está mais para um guia do que para metodologia, mas extremamente útil.

Oferece bibliografia de referência para a gestão de projetos em 10 áreas de conhecimento, podendo ser aplicada a todas as fases do empreendimento.

11. Six Sigma

Outra ferramenta mais direcionada ao suporte da gestão de projetos do que ao método em si.

O que ela faz é buscar inconformidades a partir de estatísticas para que a versão final de um produto seja praticamente livre de falhas

12. AFP – Adaptative Framework Project 

É bastante utilizada na gestão de projetos de Tecnologia da Informação (TI), dada a maior flexibilidade que oferece a projetos marcados por mudanças na sua trajetória de execução.

Como no Scrum, demanda uma análise entre as etapas.

13. Zoop

A alemã Zoop (sigla para Planejamento de Projetos Orientados por Objetivos) promove o acompanhamento de projetos em quatro etapas principais: análise, elaboração, execução e avaliação dos processos e resultados.

É um instrumento bastante indicado para projetos que interessam a comunidades externas à empresa, permitindo a participação delas.

14. Gestão de Projetos Baseada em Processos

Esta é uma metodologia que leva em conta a missão, visão e valores da empresa, de modo que cada etapa do projeto contribua com os objetivos e princípios do negócio.

Seus quatro passos são: definir processos, estabelecer métricas, controlar ações e ajustar metas, se necessário.

15. Project Model Canvas

O Canvas é uma ferramenta visual, que simula um esquema de post-its para criar um plano de ação em conjunto com a equipe e facilitar a compreensão sobre as suas etapas.

É um dos instrumentos recomendados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para criação de um modelo de negócio.

16. Extreme Programming (XP)

Semelhante à Agile, essa metodologia se direciona à satisfação do cliente e à maior qualidade da solução oferecida pela empresa.

É mais utilizada no desenvolvimento de produtos.

17. Extreme Project Management (XPM)

O nome é parecido, mas o método é outro.

A XPM é indicada para quem trabalha com prazos bastante curtos, em cenários de grande complexidade e sujeitos a variações.

Um de seus fatores chave está no comportamento da equipe mesmo em meio ao caos.

18. TenStep

Como o nome indica, temos aqui dez passos para a gestão de projetos.

Mas não é um método engessado, pois apenas os dois primeiros têm ordem estabelecida.

Os demais podem ser realizados conforme os objetivos, interesses, cronograma e orçamento disponível.

19. MPMM

O Project Management Methodology (MPMM) é um sistema que adota como base os métodos PRINCE 2 e PMBOK.

Para quem procura uma ferramenta específica para gestão de projetos, pode ser um bom investimento

20. Methodware

Na mesma linha do MPMM, o Methodware é também um sistema interessante para gerenciar projetos a partir da divisão em grandes etapas.

Elas contemplam planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento