terça-feira, 7 de junho de 2022

O que é Gerenciamento de Projetos?


“Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.”

Tem como característica, ser temporário com início e término. Mas não necessariamente significa que é de curta duração. O final do projeto se dá quando, o objetivo é alcançado ou até mesmo quando se identifica que o objetivo não poderá ser cumprido.

Suas entregas podem existir depois do encerramento do projeto. Podendo vir a ser um processo por exemplo.

• Um produto único que pode ser um componente de outro item, um aprimoramento ou correção de um item ou um novo item final (por exemplo, a correção de um defeito em um item final);

• Um serviço único ou uma capacidade de realizar um serviço (por exemplo, uma função de negócios que dá suporte à produção ou distribuição);

• Um resultado único, como um produto ou documento (por exemplo, um projeto de pesquisa que desenvolve o conhecimento que pode ser usado para determinar se uma tendência existe ou se um novo processo beneficiará a sociedade);

• Uma combinação única de um ou mais produtos, serviços ou resultados (por exemplo, um aplicativo de software, a documentação associada e serviços de centrais de atendimento).

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir os seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos processos de gerenciamento de projetos identificados para o projeto.

O gerenciamento de projetos permite que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente. O gerenciamento de projetos eficaz ajuda indivíduos, grupos e organizações públicas e privadas a:

• Cumprirem os objetivos do negócio;

• Satisfazerem as expectativas das partes interessadas;

• Serem mais previsíveis;

• Aumentarem suas chances de sucesso;

• Entregarem os produtos certos no momento certo;

• Resolverem problemas e questões;

• Responderem a riscos em tempo hábil;

• Otimizarem o uso dos recursos organizacionais;

• Identificarem, recuperarem ou eliminarem projetos com problemas;

• Gerenciarem restrições (ex.: escopo, qualidade, cronograma, custos, recursos);

• Equilibrarem a influência de restrições do projeto (por exemplo, o aumento de escopo pode aumentar custos ou o prazo); e

• Gerenciarem melhor as mudanças.

 

Gerentes de Projetos (GPs)

Funções de um gerente de projetos em um projeto de grande porte.

ASSOCIAÇÃO E FUNÇÕES

Um projeto de grande porte pode ter mais de 100 membros, liderados por um gerente de projetos. Os membros da equipe podem se encarregar de muitos e diferentes papeis como projeto, fabricação e gerenciamento de instalações. Eles representam várias unidades ou grupos de negócio pertencentes a uma organização.

Os membros do projeto compõem a equipe de cada líder.

RESPONSABILIDADE PELA EQUIPE

O gerente de projeto é responsável pelo produto de suas equipes: o resultado do projeto.

O líder precisa adotar uma visão holística do produto de sua equipe para planejá-lo, coordená-lo e concluí-lo.

O líder começa pela análise da visão, da missão e do objetivo de sua organização, para garantir o alinhamento com seu produto. O líder estabelece sua interpretação da visão, da missão e do objetivo envolvido para uma conclusão bem-sucedida do seu  produto. O líder usa a sua interpretação para comunicar e motivar a sua equipe no sentido da conclusão bem-sucedida de seu objetivo.

 

CONHECIMENTOS E HABILIDADES

Não se espera que o gerente de projetos desempenhe todas as funções do projeto, mas deve ter conhecimento de gerenciamento de projetos, conhecimento técnico, compreensão e experiência. O gerente de projetos fornece à equipe do projeto a liderança, o planejamento e a coordenação por meio da comunicação. O gerente de projetos fornece comunicações escritas (por exemplo, planos e programações documentados), comunicando-se com a equipe em tempo real em reuniões e sugestões verbais ou não.