“Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.”
Tem como característica, ser temporário com início e término. Mas não necessariamente significa que é de curta duração. O final do projeto se dá quando, o objetivo é alcançado ou até mesmo quando se identifica que o objetivo não poderá ser cumprido.
Suas entregas podem existir depois do encerramento do projeto. Podendo vir a ser um processo por exemplo.
• Um produto único que pode ser um componente de outro item, um aprimoramento ou correção de um item ou um novo item final (por exemplo, a correção de um defeito em um item final);
• Um serviço único ou uma capacidade de realizar um serviço (por exemplo, uma função de negócios que dá suporte à produção ou distribuição);
• Um resultado único, como um produto ou documento (por exemplo, um projeto de pesquisa que desenvolve o conhecimento que pode ser usado para determinar se uma tendência existe ou se um novo processo beneficiará a sociedade);
• Uma combinação única de um ou mais produtos, serviços ou resultados (por exemplo, um aplicativo de software, a documentação associada e serviços de centrais de atendimento).
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir os seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos processos de gerenciamento de projetos identificados para o projeto.
O gerenciamento de projetos permite que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente. O gerenciamento de projetos eficaz ajuda indivíduos, grupos e organizações públicas e privadas a:
• Cumprirem os objetivos do negócio;
• Satisfazerem as expectativas das partes interessadas;
• Serem mais previsíveis;
• Aumentarem suas chances de sucesso;
• Entregarem os produtos certos no momento certo;
• Resolverem problemas e questões;
• Responderem a riscos em tempo hábil;
• Otimizarem o uso dos recursos organizacionais;
• Identificarem, recuperarem ou eliminarem projetos com problemas;
• Gerenciarem restrições (ex.: escopo, qualidade, cronograma, custos, recursos);
• Equilibrarem a influência de restrições do projeto (por exemplo, o aumento de escopo pode aumentar custos ou o prazo); e
• Gerenciarem melhor as mudanças.
Gerentes de Projetos (GPs)
Funções de um gerente de projetos em um projeto de grande porte.
ASSOCIAÇÃO E FUNÇÕES
Um projeto de grande porte pode ter mais de 100 membros, liderados por um gerente de projetos. Os membros da equipe podem se encarregar de muitos e diferentes papeis como projeto, fabricação e gerenciamento de instalações. Eles representam várias unidades ou grupos de negócio pertencentes a uma organização.
Os membros do projeto compõem a equipe de cada líder.
RESPONSABILIDADE PELA EQUIPE
O gerente de projeto é responsável pelo produto de suas equipes: o resultado do projeto.
O líder precisa adotar uma visão holística do produto de sua equipe para planejá-lo, coordená-lo e concluí-lo.
O líder começa pela análise da visão, da missão e do objetivo de sua organização, para garantir o alinhamento com seu produto. O líder estabelece sua interpretação da visão, da missão e do objetivo envolvido para uma conclusão bem-sucedida do seu produto. O líder usa a sua interpretação para comunicar e motivar a sua equipe no sentido da conclusão bem-sucedida de seu objetivo.
CONHECIMENTOS E HABILIDADES
Não se espera que o gerente de projetos desempenhe todas as funções do projeto, mas deve ter conhecimento de gerenciamento de projetos, conhecimento técnico, compreensão e experiência. O gerente de projetos fornece à equipe do projeto a liderança, o planejamento e a coordenação por meio da comunicação. O gerente de projetos fornece comunicações escritas (por exemplo, planos e programações documentados), comunicando-se com a equipe em tempo real em reuniões e sugestões verbais ou não.